quarta-feira, 3 de julho de 2013

Entrevista com o Professor Barba Grupo Ilha do Maita.

Antonio Jezuino Pires de Oliveira 54 anos conhecido no mundo da capoeira como Professor "Barba" do Grupo de Capoeira Ilhado Maita, Nasceu na cidade de São paulo e lá conheceu a capoeira e pratica a mais de 10 anos.



Professor, Qual foi o o Seu Primeiro contato com a Capoeira?
R-Quando eu tinha meus 23 anos de Idade por intermédio da minha esposa que me apresentou o seu sobrinho mais velho que hoje é fundador do Grupo Ilha do Maita.
O que levou o senhor a Praticar? Teve algum motivo especial?
R-Eu sempre tive comigo o lado do esporte quando agente é moleque agente brinca muito de bola. quando chega a idade adulta ai desperta o interesse em alguns de continuar com esporte. ai como eu falei por intermédio da minha esposa conheci o sobrinho dela que era mestre ai fui fazer uma visita no local de treino e dai por diante comecei a treinar e gostei e estou até hoje.
O que a capoeira representa na sua vida?
R-Tudo.Auto-estima, auto defesa,amizade,saúde para o corpo por que é atividade física e uma infinidade de coisas.Arte, a palavra arte, o significado da palavra arte , musicalidade,instrumento, movimentação. Eu comparo ela mais ou menos como o futebol, futebol é arte então eu comparo a capoeira nessa parte capoeira é arte alem de ser luta.
Como é o seu apelido no mundo da capoeira?
R-Eles me chamam de professor barba por motivo de eu usar sempre barba.
Como o senhor define a palavra capoeira?
R-Eu defino assim, na área do esporte e luta arte marcial, é o sentindo mais amplo da palavra ela é muito completa então se agente for falar aqui é uma infinidade de coisa e vai tomar muito tempo.
O senhor lembra de alguma roda inesquecível?
R-Se agente for analisar como capoeira mesmo toda roda oficial bem organizada ela marca, sempre tem alguma coisa que marca. 
Mais tem alguma especifica que o senhor lembra?
Eu tenho uma que não faz muito tempo, porque meu histórico da capoeira é assim, eu comecei a treinar com o meu mestre que por infelicidade ele já faleceu. Teve um tempo que eu fiquei parado e depois voltei e o meu primeiro ano quase que eu não conseguia acompanhar eu já estava pensando em desistir ai meu mestre me fez uma homenagem sem eu saber e dai pra frente eu me animei e Graças a Deus eu conseguir pegar o ritmo e essa Roda me Marcou.
O senhor pode dizer quem é seu mestre?
R-Domingos Sálvia, irmão mais novo do meu mestre que fundou o Grupo, eles eram em três Mestre Batista, Mestre Gerente e Domingos que é o mestre Mingo que é o mestre que toma conta do Grupo.

Vamos fazer um jogo Rápido da Capoeira.
Um golpe?: Meia Lua de Compasso
Um mestre?: Não da pra falar só de um prefiro ficar com o Mestre Bimba e Mestre Pastinha.
Um cantador?: Mestre Toni Vargas
Um lugar?: Barueri - SP
Uma musica?: Parana uê
Uma frase?: Eu procuro ressaltar quando eu tenho a oportunidade as vezes nem sempre o Mestre Jesus.

Professor muito obrigado pela sua entrevista. O senhor pode deixar uma mensagem para os Capoeiristas do blog? 
R-A mensagem que eu posso deixar pra vocês é aqueles que são capoeiras de verdade. Devido a evolução hoje em dia tem muito modismo né?, porque quando agente fala em esporte agente fala em juventude que são eles que no futuro vão tomar canto, sejam discípulos porque o discípulo é diferente de tudo que você pensar na questão de aluno,iniciante,graduado,professor."O Significado da palavra discípulo para mim é aquele que anda lado a lado com seu mestre".


Facebook do Grupo Ilha do Maita:  Facebook.com/ilhado.maita





Nenhum comentário:

Postar um comentário